14/01/08

Mais alunos estrangeiros que italianos?

Mais alunos estrangeiros que italianos???
Sim... isto acontecera, segundo estudiosos de demografia, entre 2050, dados divulgados na "Giornata Mondiale delle Migrazioni " que o ocorreu no dia 13.
Dos mais 3 milhões de estrangeiros na Itália,665mil sao menores... E o melhor lugar para visulisar esta situação é a escola. O atual ano escolástico conta com mais de 500 mil alunos estrangeiros. E com tanta diversidade cultural a escola so tem a ganhar com a interculturalidade.
Mas para que funcione é preciso um empenho de toda comunidade escolar e do Ministério da Educação com mais investimentos. Outro desafio, segundo o padre Gnesotto, é dar a cidadania aos filhos de estrangeiros nascidos na Itália (ius soli).

é preciso melhorar...

Esta realidade intercultural ainda nao é totalmente positiva... Infelizmente os jornais divulgam casos de preconceito, da falta de respeito de pais e mesmo de educadores que ainda nao conseguiram absorver estas questões.
Para exemplificar o Sindaco de Milano proibio a matricula dos filhos dos imigrantes que estao de forma irregular. Contradizendo o Decreto 394 de 1999 que regulamente a matricula das crianças estrangeiras.
Um dos motivos seria o aumento das matriculas destas crianças, que de ano a ano aumenta a lista de espera. Das 21.517 das vagas, 4737 foram preenchidas por crianças estrangeiras. Mas neste caso o Ministro da Educação ja solicitou a mudança desta regra.

Mais:
*"Scuola,entro metà secolo piu degli italiani"
* "Asili vietati ai figli dei clandestini"
* "Milano, nuove regole del Comune"



1 commento:

A Cronista ha detto...

Oi, Gi!

Passei no teu orkut, dei uma espiadinha e amei as fotos!
Agora passo aqui prá deixar um beijinho de boa semana!

Mônika

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...