30/04/10

'Fontana di Trevi' e suas moedinhas....

Um clássico....
A fontana di Trevi è um stop obrigatório para quem visita Roma.
De dia ou de noite, com chuva ou sol, a Fonte é sempre cheia de turistas apaixonados por este símbolo romano. A historia da Fontana tem origem no "Acquedotto Vergine" (Acquedotto criado a mais de 2000 anos) e sua estrutura atual foi planejada pelo arquiteto Nicola Salvi.

As moedinhas...

Depois de visitar a famosa Fonte, diz a tradição, é preciso jogar uma moedinha. (Ok! Eu fiz e voltei!)
Mas afinal onde vão parar as moedas que jogamos???
Todos os dias, pela manhã, é realizada a limpeza e manutenção da Fonte. Neste processo as moedinhas vão parar em um saco e depois todo este material é doado à Caritas (a Caritas é uma organização da Igreja católica). Segundo "il Giornale" a media é de 50 quilos de moedas por dia (+ ou - 1500 €), por ano este valor chega a 700 mil euros. As moedas estrangeiras sao acumuladas e depois trocadas.
Um fenômeno que tem aumentado nos últimos anos são os chamados "pescadores", pessoas que recolhem estas moedinhas. Certo ou errado? é difícil dizer, pois segundo as autoridas não é um furto. Sempre que posso vou dar uma espiadinha na Fontana, e acho muito chato ver de uma parte os turistas animados que jogam as suas moedinhas e do outro as pessoas que "recolhem".
Aos meus amigos digo, joguem uma moedinha de 0.01 € (rsss....).






Fontanina degli innamorati
Um detalhe que muitos ignoram: a pequena fonte dos apaixonados. Não esqueça de beber a agua desta fonte, de preferência com seu "amore"!

*** Fotos - Arquivo Pessoal ***

Para saber mais sobre:

* La Fontana di Trevi

* Acquedotto Vergine



Veja a Fontana di Trevi com a ajuda do Google!
Visualizzazione ingrandita della mappa A Fontana di Trevi in Rosso: 

Totò e La Fontana!

La dolce Vita

20 commenti:

Mirelle Matias ha detto...

Ahhhhh que saudade me deu desse lugar! Foi ai que o Leo me pediu em casamento! A cena mais brega e linda do mundo! O danadinho me deu uma moeda e me contou a historia, depois pediu p eu ir la jogar, quando eu me virei p ele, ele se ajoelhou com as alianças nas maos e fez o pedido! O povo ficou olhando e batando palmas..quase morri!!!!! rs

Nos prometemos que todo ano vamos voltar em Roma pq virou nosso cantinho.

:D

Dentro da Bota ha detto...

Que dez, pedido de casamento na Fontana di Trevi!!!Lindo!!!
Tem que voltar mesmo!!!!

chica ha detto...

Adooooooooooooro essa fontana e estava láseguidamente quando morei por lá! Saudades! LINDA!beijos,chica

Luciana Nepomuceno ha detto...

Os quatro dias que passei em Roma contabilizaram 12 visitas específicas à Fontana di Trevi, com direito a jogar moedinha e tudo (a Caritas se deu bem) fora às vezes que eu fazia igualzinho à música do Chico "roubava um pouquinho e ajeitava o meu caminho pra encostar" no dela...como tive a sorte de ficar em um hotel quase na esquina, todas as vezes que saía ou chegava era por lá que eu passava. Obrigada pela oportunidade de recordar

Glorinha L de Lion ha detto...

Ai mygodi...que saudades...eu joguei! Vou voltar! Tenho, preciso voltar! amo essa cidade demais...preciso da Itália como o ar que eu respiro....acho que em outras encarnações fui italiana e romana.....rsrs...olha só a atéia falando bobagem...
beijinhos

Ariane Rodrigues ha detto...

Eu amo MESMO, mas MESMO este blog! Eu quem alimento o sonho de ir a Roma...Beijos!

Lili Detoni ha detto...

Que delícia ver essas fotos da Fontana!!! Estive aí no ano passado, mas a visitei à noite... Joguei três moedas e tenho certeza de que em julho do ano que vem estarei de volta! Aqui no Brasil vai começar uma novela que se chama Passione, e ela mostra a Fontana di Trevi, além de lugares maravilhosos também da Toscana. Que saudadeeeeee! Baci, amica!!!!

ilma ha detto...

Ah! Estou bem ansiosa para conhece-la (viajo agora dia 03 de maio) pelas fotos me parece linda, mas pessoalmente (ao vivo e a cores) deve ser de tirar o fôlego. Vou seguir seu conselho e jogar uma moedinha de €0.01 rsrsr

Brenda Tavares ha detto...

A Fontana di Trevi é um dos meus lugares preferidos em Roma. Também joguei a minha moedinha, e elogo em seguida vi um Indiano passando com um imã e pescando tudo, eu não sabia se ria ou se ficava chateada. Importante foi ter visto aquele lugar maravilhoso!

Unknown ha detto...

Estive na Fontana em outubro passado e filmei um velinho com seus 70 e poucos anos com uma vara!!! tipo antena com um ima na ponta, pegando as moedinhas!!! huahuahua

Anonimo ha detto...

A história da Mirelle é a brega mais romântica dos últimos tempos!!!
Gi, vè se aparece lá no Basil com Z também! A dica dos museus de Roma está jóia, quem sabe prepara um post lá pra gente! :P
Abração!
Glenda

Anonimo ha detto...

Esses dias a karine vez um post dos top (free) de dublin... poderias fazer um ai da Italia, mesmo que não seja free...hehehe...com endereço, valor, web, essas coisas!
Super beijo!

Fábio Pereira ha detto...

Eu fui em Roma em 2008 e joguei a tradicional moeda na Fontana di Trevi. Um lugar magnífico e cheio de turistas, eh claro.

Acesse: http://framesdaimaginacao.blogspot.com - Frames da Imaginação - Cinema, Música, Entretenimento e Diversão.

Allan Robert P. J. ha detto...

Os "pescadores" aproveitam se a polícia não estiver por perto. Lembro de um senhor que foi preso. Era o funcionário que recolhia e levava as moedinhas, até que descobriram que ele "aliviava" o peso das moedas todos os dias.

Quando vou a Roma, evito jogar moedas de 1 ou 2 centavos por serem de cobre, que contaminam a fonte.

Teresa Diniz ha detto...

Olá Gioconda
Adoro a Itália e ainda este ano estive em Roma (outra vez). Que prazer tive em ler este artigo sobre a Fonte de Trevi!
Bjs

Dani ha detto...

Eu para contrariar não joguei a moeda (e voltei para morar)... rs

A Fontana di Trevi é um dos monumentos que eu mais gosto e não canso de ver em Roma. Pena que é sempre tão lotado!

Gi, desculpe falar sobre isso aqui, mas te mandei um email e acho que não chegou... é que o Dicas de Roma mudou de endereço e queria pedir, por favor, que vc o alterasse no seu blog também. O novo endereço é http://dicasderoma.com.br (sem o www mesmo).

Se quiser pode apagar esta parte da minha mensagem...

Obrigada!

Bjos :)

Unknown ha detto...

Olá pessoal,
Estou conhecendo este blog hoje e estou amando. Em outubro estou indo para Roma com a família, alguém poderia me indicar um transfer para eu contratar que nos pegue no aeroporto e nos leve até o hotel e depois a volta.
Agradeço desde já a gentileza e a juda.
Abraços
Amália

Odyr Rodrigues ha detto...

A fonte fica mais linda a noite, é de arrepiar, é fascinantemente linda e meu sonho é voltar a Roma mais para ir a fontana de trevi.

odyr rodrigues ha detto...

A Itália é tudo de bom e fontana de Trevi a noite é algo que só se avalia se for ver de perto ao vivo e a cores, Odyr Rodrigues Kandarrar@hotmail.com

odyr rodrigues ha detto...

Dentre as belezas da Italia, fontana de trevi é o destaque maios, lindi, lindo, lindo, quero voltar, será!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...