28/03/08

Mostra Cinema Italiano - Curitiba

Aos amigos brasileiros, principalmente os Curitibanos!!
Aproveitem!!!!!!!

***************
MOSTRA DO CINEMA ITALIANO
De 7 a 13 de Abril de 2008 -
Na Cinemateca de Curitiba - Rua Carlos Cavalcanti, 1.174
Entrada franca
Promoção com o Consulado Geral da Itália no PR e SC

Esta mostra é composta de filmes representativos da fase mais bem sucedida do cinema italiano, aquela com diretores que entraram para a história do cinema mundial, como Fellini, Antonioni, Visconti, Monicelli, Pasolini, como ainda de filmes com diretores afirmados internacionalmente no pós 1970, como Bernardo Bertolucci, Elio Petri, e de autores mais recentes como Giuseppe Tornatore e Gianni Amélio, que, pode-se dizer, estão dentre os contemporâneos mais atenciosos com a realidade política e social da Itália. Isto sem esquecer Carlo Lizzani, que foi um dos teóricos mais significativos do Neo-Realismo, e que depois de um período de pouca expressividade como criador cinematográfico, se reafirma em 2007 co-dirigindo um importante documentário sobre o mundo dos trabalhadores na Itália. A mostra compreende, ao todo, dez filmes. Com exceção do filme Giuseppe Di Vittorio – Vozes de Ontem e de Hoje, de Lizzani/Francesca Del Sette, que tem legendas em português, e Lamerica , de Gianni Amélio, legendas em espanhol, os demais serão exibidos com cópia no original italiano/sem legendas em português.

Abertura:
Dia 7, segunda – às 19h30:
Oito e Meio(Itália/Franç a – 1963). Duração 132’. Direção de Federico Fellini, com Marcello Mastroianni, Anouk Aimée, Sandra Milo, Claudia Cardinale.Guido é um famoso produtor de cinema, que está em crise tanto no campo profissional como no sentimental e que se vê preso num engarrafamento de trânsito. Assim começa sua viagem atormentada, entre a realidade e a imaginação, em um fantástico universo irreal onde magicamente misturam-se os pensamentos, as lembranças da infância, as memórias, as obsessões, os fatos reais e os sonhos.O filme é uma reflexão autobiográfica sobre o trabalho de um produtor, sobre o cinema e principalmente sobre os grandes temas existenciais. Classificação livre. Cópia no original italiano / sem legendas em português.COM A PARTECIPAÇÃO - DO CIRCOLO EMILIA ROMAGNA

Dia 8, terça – Às 16h:
A Aventura (L’Avventura –Itália/França – 1960) Duração 133’. Direção de Michelangelo Antonioni, com Mônica Vitti, Gabrielle Ferzetti, Lea Massari.“A aventura”, é o primeiro capítulo da trilogia da alienação, sucessivamente têm-se: “A noite” e “O eclipse”.O silêncio, o vazio, o desconhecido e a distância são aspectos que envolvem as precárias relações entre os indivíduos e são os sinais poéticos da incomunicabilidade do maestro de Ferrara. Filmado divinamente em branco e preto, nas Ilhas Eólias, o filme revela a aventura existencial de uma jovem mulher. Durante uma excursão de barco, Ana desaparece em uma ilha semi-deserta. O namorado e a amiga a procuram em vão. Na realidade ela não se perdeu. Cansada da fragilidade das relações humanas e em plena crise existencial, procura fugir do vazio angustiante dessa sociedade burguesa. Classificação 14 anos. Cópia no original italiano / sem legendas em português.
Às 19h:O Leopardo (Il Gattopardo), Itália/1963, Duração 180’. Direção de Luchino Visconti, com Burt Lancaster, Claudia Cardinale, Alain Delon.A decadência da nobreza e a ascensão da burguesia na época da Unificação da Itália são revividas através dos olhos desencantados do Gato Pardo, o Príncipe Fabrizio de Salina. É uma obra de arte de Luchino Visconti, inspirado no romance de Giuseppe Tomasi de Lampedusa, onde mudar tudo representa o percurso obrigatório para que tudo permaneça igual. - A película foi completamente recuperada e pela primeira vez o filme foi gravado em DVD. Classificação 14 anos. Cópia no original italiano / sem legendas em português.


Dia 9, quarta – Às 16h:
Mamma Roma (Itália/1962) . Duração 106’. Direção Píer Paolo Pasolini, com Anna Magnani, Franco Citti, Ettore Garofolo.Filme ambientado no sub-proletariado romano. Após o casamento, Carmine, protetor de mãe Roma, decide deixar livre a prostituta para que esta possa refazer sua vida. Roma não vê a hora de romper com o passado, vai buscar seu filho Heitor, que vivia fora da cidade e começa a vender frutas e verduras no mercado do bairro. Mas o velho protetor não a deixa em paz porque gostaria que ela volta-se para as ruas. Tudo se precipita quando o filho descobre o passado da mãe e resolve deixar o trabalho e começa a roubar. As tentativas de Mamãe Roma de reconstruir sua vida parecem inelutavelmente destinadas a falir. Classificação 14 anos. Cópia no original italiano / sem legendas em português.
Às 20h:“Lamerica” (Itália/1994) . Duração 110’. Direção de Gianni Amélio, com Enrico Lo Verso, Michele Plácido.Drama de melhor estilo neo-realismo italiano, o roteiro acompanha a trajetória de um jovem comerciante, Gino, e seu chefe, Fiore, um homem mais velho e ambicioso. Aproveitando- se do caos existente depois da queda do comunismo, os dois decidem fazer negócios na Albânia, comprando uma fábrica de sapatos, por um preço abaixo do mercado. Existe, porém, um obstáculo: a lei do país exige que a companhia seja comandada por um albanês. Em busca de um testa-de-ferro, eles encontram um preso político, Spiro Tozaï, um homem velho e doente, sem família e que há trinta anos cumpre pena em uma colônia de trabalhos forçados. Tudo funciona à perfeição. O contrato é assinado e Fiore volta à Itália, deixando para Gino e Spiro a responsabilidade da fábrica. No entanto, um dia antes de um encontro com representantes do Ministério da Indústria, em que a presença do sócio albanês é imprescindível, Spiro desaparece. Gino consegue encontrá-lo com a ajuda da polícia, em um hospital longe da cidade, e resolve levá-lo de volta. No caminho, os pneus do carro de Gino são roubados, o que os deixa a pé e a milhas da capital. Em uma Albânia devastada pela fome e pela revolução, Gino e o velho homem seguem milhares de migrantes, que estão justamente tentando escapar daquele local para tentar uma nova vida na Itália. Classificação 12 anos. Cópia com legendas em espanhol.


Dia 10, quinta – Às 16h:
O Incrível Exército de Brancaleone (L’armata Brancaleone –Itália/França – 1966). Duração 114’. Direção de Mario Monicelli, com Vittorio Gassman, Carlo Pisacane, Catherine Spaak.È um retorno à idade média através das românticas aventuras de Brancaleone de Norcia e de sua armada capenga, que juntos saem da cidade de Faleri para conquistar um feudo na região da Pulia. O improvável Capitão Fortuna e os seus corajosos comparsas percorrem a Itália e deparam-se com uma série de acontecimentos cômicos: com a peste, com uma viúva voluntariosa, com o seqüestro de uma jovem virgem, com foras da lei e piratas sarracenos. Vitorio Gassman, perfeito no papel de cavaleiro. Classificação livre. Cópia no original italiano / sem legendas em português.
Às 20h:Giuseppe Di Vittorio. Vozes de ontem e de hoje (Giuseppe Di Vittorio. Voici di ieri r oggi - Itália/2007). Duração 52’. Direção de Carlo Lizzani e Francesca Del Sette. Por ocasião dos 50 anos do falecimento de Giuseppe Di Vittorio (1892-1957), que foi presidente da principal central sindical italiana, a Confederação Geral Italiana do Trabalho - CGIL, entre 1944 e 1957), a Fundação Di Vittorio, da CGIL, produziu este documentário. Conta a trajetória do homem e do sindicalista, utilizando os relatos das testemunhas da época, e as falas dos estudantes do Instituto Righi, que atualmente vivem em Cerignola (Puglia), cidade onde nasceu Di Vittorio. Um conto polifônico dirigido por um diretor histórico e uma diretora emergente. Passado e presente, atenção para com a história e olhar impiedoso sobre o presente incerto, no qual Di Vittorio ainda permanece um ícone. O filme conta com a colaboração do maestro Nicola Piovani para a trilha sonora. Classificação livre. Cópia com legendas em português

Dia 11, sexta – Às 16h:
Investigação sobre um Cidadão acima de Qualquer Suspeita (Indagine su um cittadino al di sopra di ogni sospetto – Itália/1970). Duração 110’. Direção de Elio Petri, com Gian Maria Volonté, Florinda Bolkan, Gianni Santuccio.No dia de sua promoção, o Chefe de Polícia mata, numa brincadeira erótica, sua amante Augusta Terzi ( Florinda Bolkan) e tenta incriminar um jovem esquerdista que também tinha caso com ela. Por chefiar as investigações, tem certeza de que é o único que não poderá levantar qualquer tipo de suspeita. Por isso mesmo não se preocupa em deixar pistas no local do crime que apontem diretamente para seu nome, pois quer provar que como representante do Poder está acima de qualquer suspeita e de qualquer possível incriminação. Em 1970 obteve o Prêmio Oscar como melhor filme estrangeiro. Classificação 14 anos. Cópia no original italiano / sem legendas em português.
Às 20h:O Homem das Estrelas (L’uomo delle stelle – Itália/1995). Duração 109’. Direção de Giuseppe Tornatore, com Sergio Castellitto, Tiziana Lodato, Leopoldo Trieste.O filme se desenrola na Sicilia, na década de 1950 onde Jose Morelli é um vigarista que, para estorquir dinheiro dos ingênuos, finge ser um produtor de cinema e descobridor de novos talentos. Cobra mil e quinhentos liras por ensaio cinematográfico. As pessoas colocam-se diante de sua falsa filmadora e confessam dramas e pecados autênticos, com a esperança de que se fechem as portas de um paraíso profano e cintilante: Roma, a Capital, Cinecitá. Classificação 12 anos. Cópia no original italiano / sem legendas em português.

Dia 12, sábado – Às 16h:
Beleza roubada (Io ballo da sola) –Itália/Inglaterra/ França - 199 ). Duração 118’. Direção de Bernando Bertolucci, com Liv Tyler, Jeremy Irons, Carlo Cecchi. Lucy é uma doce e bela adolescente que para desvendar o seu passado sai dos Estados Unidos e vai para a Itália, na região da Toscana. Vai em busca de respostas relacionadas a misteriosa identidade do pai e ao suicídio da mãe, que ocorreu na mesma casa onde se hospeda; também quer reencontar um rapaz inesquecível que conheceu nos Estados Unidos. Vários acontecimentos interligados, investigações e mistérios sucedem-se nesta comunidade cosmopolita, situada nas colinas do Chianti. Classificação 12 anos. Cópia no original italiano / sem legendas em português.
Às 20h:O Incrível Exército de Brancaleone (L’armata Brancaleone –Itália/França – 1966). Duração 114’. Direção de Mario Monicelli, com Vittorio Gassman, Carlo Pisacane, Catherine Spaak.È um retorno à idade média através das românticas aventuras de Brancaleone de Norcia e de sua armada capenga, que juntos saem da cidade de Faleri para conquistar um feudo na região da Pulia. O improvável Capitão Fortuna e os seus corajosos comparsas percorrem a Itália e deparam-se com uma série de acontecimentos cômicos: com a peste, com uma viúva voluntariosa, com o seqüestro de uma jovem virgem, com foras da lei e piratas sarracenos. Vitorio Gassman, perfeito no papel de cavaleiro. Classificação livre. Cópia no original italiano / sem legendas em português.

Dia 13, domingo – Às 16h:
“Lamerica” (Itália/1994) . Duração 110’. Direção de Gianni Amélio, com Enrico Lo Verso, Michele Plácido.Drama de melhor estilo neo-realismo italiano, o roteiro acompanha a trajetória de um jovem comerciante, Gino, e seu chefe, Fiore, um homem mais velho e ambicioso. Aproveitando- se do caos existente depois da queda do comunismo, os dois decidem fazer negócios na Albânia, comprando uma fábrica de sapatos, por um preço abaixo do mercado. Existe, porém, um obstáculo: a lei do país exige que a companhia seja comandada por um albanês. Em busca de um testa-de-ferro, eles encontram um preso político, Spiro Tozaï, um homem velho e doente, sem família e que há trinta anos cumpre pena em uma colônia de trabalhos forçados. Tudo funciona à perfeição. O contrato é assinado e Fiore volta à Itália, deixando para Gino e Spiro a responsabilidade da fábrica. No entanto, um dia antes de um encontro com representantes do Ministério da Indústria, em que a presença do sócio albanês é imprescindível, Spiro desaparece. Gino consegue encontrá-lo com a ajuda da polícia, em um hospital longe da cidade, e resolve levá-lo de volta. No caminho, os pneus do carro de Gino são roubados, o que os deixa a pé e a milhas da capital. Em uma Albânia devastada pela fome e pela revolução, Gino e o velho homem seguem milhares de migrantes, que estão justamente tentando escapar daquele local para tentar uma nova vida na Itália. Classificação 12 anos. Cópia com legendas em espanhol.
Às 20h:Mamma Roma (Itália/1962) . Duração 106’. Direção Píer Paolo Pasolini, com Anna Magnani, Franco Citti, Ettore Garofolo.Filme ambientado no sub-proletariado romano. Após o casamento, Carmine, protetor de mãe Roma, decide deixar livre a prostituta para que esta possa refazer sua vida. Roma não vê a hora de romper com o passado, vai buscar seu filho Heitor, que vivia fora da cidade e começa a vender frutas e verduras no mercado do bairro. Mas o velho protetor não a deixa em paz porque gostaria que ela volta-se para as ruas. Tudo se precipita quando o filho descobre o passado da mãe e resolve deixar o trabalho e começa a roubar. As tentativas de Mamãe Roma de reconstruir sua vida parecem inelutavelmente destinadas a falir. Classificação 14 anos. Cópia no original italiano / sem legendas em português.

4 commenti:

Anonimo ha detto...

L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item:
" CANAL 3 " => Blog = Letra D

http://www.lksites.com/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Um abraço,
Dário Dutra
- Webmaster -

http://www.lksites.com/
....................................................................

Anonimo ha detto...

Oi Gi.

Que eu me lembre eu já assisti o Gattopardo. Eu tinha que ler o livro para o colégio (1o. Liceo)e depois assistimos o filme também.
Isso quando eu morava na Itália, é claro ...

Bjs.
Elvira

Adri ha detto...

Muito interessantes, se posse iria conferir de perto ;) Bju

Anonimo ha detto...

vi a divulgação do evento tmb no http://www.curitibainterativa.com.br/
achei muito boa a iniciativa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...