25/07/08

Estudar - Universidades Italianas

Depois de muitos e-mails...e comentarios no orkut... fiz um relação com alguns pontos interessantes para saber como estudar na Itália... claro que são algumas dicas... o importante è sempre pedir informações sobre o assunto nos Departamentos de Educação e Cultura dos consulados italianos no Brasil...
Aproveito e deixo a dica da comunidade do orkut: "Estudar na Italia".

Algumas informações básicas para estudar na Itália...

Primeiro, tem muitos sites e blogs... que falam que as universidades são gratuitas que não tem provas para ter acesso aos cursos, que é tudo maravilhoso...etc...etc... Muita atenção! Não é bem assim.... vou comentar alguns pontos... talvez fique mais claro:

*Brasileiro não residente na Itália:
- Todo o procedimento devera ser realizado no consulado italiano mais próximo.

*Brasileiro residente na Itália:
- os documentos deverão ser legalizados no Consulado italiano no Brasil. Já a matricula é realizada diretamente com a Universidade. O melhor é entrar em contato com a Secretaria para estudantes estrangeiros presente praticamente em todas as universidades.

*Com Dupla Cidadania:
- devera legalizar os documentos no consulado italiano no Brasil, depois realizar a matricula normalmente direto com as universidades.

*Documentos necessarios para estudar na Itália.
Cada universidade divulga um edital (bando) com as informações, incluindo a documentação para estrangeiros.
O importante è realizar a Declaracão de Valor e legalizar os seguintes documentos (nos Consulados italianos no Brasil)
- Diploma e/ou Histórico Escolar de 2o Grau (Ensino Médio) com assinatura do Diretor do Colégio reconhecida em “Tabelionato” e carimbo da Secretaria de Educação ou Nucleo Regional de Educação, atestando a regularidade do documento, traduzido por tradutor reconhecido pelo Consulado (+ 1 xerox simples de tudo)
- Histórico Escolar da Faculdade com assinatura reconhecida no “Tabelionato” e traduzido por tradutor reconhecido pelo Consulado (+ 1 xerox simples de tudo)
- Diploma de graduação com assinatura do Reitor reconhecida no “Tabelionato” e traduzido por tradutor reconhecido pelo Consulado (+ 1 xerox simples de tudo)
- Declaração da duração legal do curso universitário

Se não tiver concluído a faculdade: onde prestou o concurso vestibular atestando o superamento do exame e atestando a conclusão do 1° ano (ou mais) do curso universitário freqüentado: apresentar o original com assinatura reconhecida no “Tabelionato” + 1 via da tradução em língua italiana feita por tradutor reconhecido pelo Consulado (+ 1 xerox simples de tudo).

Para reconhecimento de título de estudo na Itália: Conteúdo programático de todas as disciplinas (sem tradução), encadernado e acompanhado por declaração emitida pela Faculdade onde conste: nome e sobrenome do estudante; a denominação do curso e o número de páginas do conteúdo programático. A declaração deverá ser traduzida para o italiano com firma reconhecida.

* Bolsas de Estudos
Cada Universidade pode oferecer bolsas especificas, assim como as Regiões da Itália.
Mas para quem mora no Brasil, uma dica são as bolsas oferecidas pelo governo italiano para cidadãos ou não. Você pode conferir AQUI o edital de 2008, assim é possível ver os procedimentos.

* Quanto custa?
As universidades publicas, custam. O valor é bem menor que as universidades privadas.
Esse valor é calculado em base a renda familiar, pagas em duas parcelas por ano acadêmico.

* Provas de acesso: Muitos cursos realizam uma prova para entrar, visto que as vagas sao limitadas.

outro dia escrevo mais sobre o método.....

Mais info:
Universidades Italianas
Portal Estudantes Roma3

1 commento:

Anonimo ha detto...

Oi :) Na parte onde falas "se não tiver concluído a faculdade: onde prestou o concurso vestibular atestando o superamento do exame e atestando a conclusão do 1° ano (ou mais) do curso universitário freqüentado". eu terminei agora o primeiro semestre aqui no Brasil, e começo o segundo em agosto e gostaria de saber se preciso ter todas as cadeiras referentes ao primeiro e segundo semestre da grade curricular da minha Universidade, ou se apenas preciso ter um ano frequentado. Desde já, muito obrigada. Tatiana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...