09/01/09

Universidade italiana

Quem segue um pouco o cotidiano italiano, sabe que desde do ano passado, a educação na Itália vem discutindo o decreto da Ministra Gelmini. Ontem o Decreto, sobre as universidades, foi aprovado como Lei.
Os principais pontos da nova lei:
- As universidades poderão contratar funcionários se estiverem com as contas em dia...
- Transparência nos concursos para novos professores (pois aqui temos inteiras familias inseridas nas universidades)
- Um registro para acompanhar as publicações dos professores.....
- Valorização dos estudantes com bom desempenho....
Infelizmente o grande problema... é que esta lei veio de cima para baixo... nada de construção coletiva... de discussão com os reitores e profissionais.... um dos grandes problemas que levaram os estudantes e pesquisadores da área a protestarem....

Aproveitando o assunto....
O Cnvsu (Comitato nazionale di valutazione del sistema universitario), publicou um recente estudo sobre o atual sistema universitário italiano chamado 3+2. A Avaliação não foi positiva, alguns números:
- 1 estudante de 5, desiste no primeiro ano de curso.
- 3 estudantes de 10, consenguem concluir a graduação (3 anos) dentro do prazo....
- De 2444 cursos antes da reforma, aumentaram em 5734. As matérias oferecidas, que eram 116.182 aumentaram para 180.001.
- 34 são os cursos com menos de 10 alunos matriculados.
- 4,6 anos é a media para a conclusão da graduação de 3 anos.

9 commenti:

R.Martuchi ha detto...

Nossa. O máximo esse seu blog. To add nos favoritos. É muito legal ter algo assim, tipo um diário ou coluna, que vai contando as suas vivências em viagens..
Curti muito.

Ate mais

Whatyla ha detto...

HuM, Legal
Parabens pelo blog.
┌──────────────────────────────────┐
→ Blog Oficial: http://cbfbrasileirao.blogspot.com/
└──────────────────────────────────┘

João Menéres ha detto...

Acabo de ver o teu blog até meados de Novº. Já estou nos teus seguidores.
O DENTRO DA BOTA é um blog muito sério e com temas muito interessantes.
Parabéns.
Bj.

Gaspar de Jesus ha detto...

Cara GI
Entrei neste seu jovem e bem arejado Blog para lhe agradecer o comentário que deixou no Arte Fotográfica.
Gosto do que aqui encontro, voltarei com regularidade, até porque tem por cá boas fotografias, e além disso, foi a primeira navegante que me visitou a partir de Itália.
Bjs
G.J.

Allan Robert P. J. ha detto...

Educação, saúde e serviços públicos. Quem quiser entender como funciona o sistema italiano deve pegar como exemplo o caso Alitalia: Um acordo especial permite que pilotos recebam como auxílio desemprego (cassa integrazione) 80% do salário pelos próximos 7 anos. E o salário deles é algo em torno a € 8.000,00.

Dentro da Bota ha detto...

O problema é muito claro: a grande desorganizaçao publica, e interesses que, infelizmente, nao sao da maioria....
Espero que a saude e a educaçao nao caminhe como a Alitalia...
E o problema nao é com o trabalhador... (se ele for o piloto ou outro...) que muitas vezes sao divulgados para distrair a atençao do grande problema... os milhoes que o povo vai pagar com tudo isso!

Elvis ha detto...

Muito bom esse texto ai...
é bom conhecer um pouco sobre os outros países...

e eu sempre quis ir pra Itália :D

Bolsas de Estudos na Itália ha detto...

Oi pessoal,

Tenho uma novidade: pra todo mundo que quer estudar na Europa ganhando uma Bolsa de Estudos, uma ótima dica é o Livro “7 PASSOS PARA GANHR UMA BOLSA DE ESTUDOS NA EUROPA”.

Lá estão todas as informações sobre como se candidatar, como aumentar suas chances, tudo sobre as documentações além das listas completas de Universidades e Programas de Bolsas de Estudos para todos os países da Europa. O livro é bem baratinho, e vale muito a pena, mesmo!

O site é www.bolsasdeestudos.com.br

Beijos a todos

Anonimo ha detto...

Oi eu tambem estudo na Italia na universidade Sapienza di Roma

Infelizmente a situaçao da universidade italiana nao è das melhores, falta verba, o pais nao ta nem ai para as universidades, a falta de financiamento è total, os professores estao desanimados... mas a gente vai levando...

Minha contribuiçao: para quem quiser se inscrever em um curso cientifico aqui na Italia eu aconselho de estudar muuuuuita matematica porque aqui nas escolas italianas (que tambem nao estao muito bem), o programa de matematica è mais amplo respeito aquele do Brasil, entao estudem bem logaritimos, funçoes inversas, um pouco de limite etc.

Nao precisa ter medo nao, eu sempre estudei em escola publica no Brasil e consigo acompanhar bem o curso e muitas vezes minhas notas sao melhores de aquelas dos meus colegas italianos, è importante saber bem o italiano, especialmente para os esames orais.

Maria Luiza Veronesi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...