10/10/10

Estátuas Falantes de Roma - Pasquino

As Estátuas Falantes de Roma...


Desde do século XVI, mensagens anônimas (chamadas “pasquinate”) apareciam escritas em algumas estátuas. Aos pés da estátua e, geralmente, no pescoço eram colados folhetos com conteúdo satírico, versos escritos em latim ou outras formas de dialogo, dirigidas aos personagens públicos importantes. Ainda hoje, estas estátuas são usadas. 
As Estátuas Falantes di Roma são:
* Abate Luigi
* Babuino
* Madama Lucrezia
* Marforio
* Pasquino
* Statua del Facchino


PASQUINO
A origem do nome é desconhecida, segundo alguns Pasquino foi um personagem dos arredores conhecido por seus versos fortes, para outros que era um professor de latim e que os alunos notaram a semelhança física. Os Papas, que no iniciam eram os alvos principais, tentaram diversas soluções para impedir as composições satíricas, tais como o acompanhamento dia e noite da estátua ou a pena de morte para os autores de tais panfletos. Todas estas restrições, no entanto, não surtiram o efeito desejado. A Estátua foi restaurada recentemente, fica próxima do Consulado do Brasil, perto da Piazza Navona!





Veja no Mapa: Estátua Pasquino

3 commenti:

Unknown ha detto...

Avem si in Bucuresti o celebra Lupoaica si pe Romulus si Remus.

Márcio Jardim ha detto...

Será que eu consigo deixar um bilhetinho nela???rsrs

Abração

Márcio - http://toindoparaaitalia.blogspot.com/

Dentro da Bota ha detto...

Ola Marcio...
A Estatua foi restaurada recentemente.... por isso, acho que seja dificil, mas vc pode deixar um papel por la... como no papelao (ver foto). rsss

Gi!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...