"Manca ancora in Italia questa decisa volontà di accoglienza, quella che chiedevamo quando eravamo un popolo di emigranti." (Franco Pittau, Coordinatore “Dossier Statistico Immigrazione” Caritas e Migrantes)
Os últimos dados publicados pelo "Dossier Caritas 2010":
* Os imigrantes "soggiornati" são 4 milhões e 919 mil (1 imigrante para 12 residentes.)
* Nos últimos 10 anos o aumento de imigrantes foi de 3 milhões.
* Os imigrantes asseguram o desenvolvimento econômico italiano, pois contribuem com as contas publicas mais do que usam em serviços (escola e saúde por exemplo); mas não tem acesso à alguns benefícios como "bonus bebè" (visto que a média de gastos para um filho, na Itália, é de 9 mil euros/ano) e outros benefícios destinados à cidadãos italianos.
* Os imigrantes declaram mais de 33 bilhões por ano.
* 10% dos trabalhadores dependentes são imigrantes; 40% dos trabalhadores imigrantes trabalham com um nível inferior à sua formação, trabalham de noite e domingos; recebem 23% menos que os trabalhadores italianos (971€ em media). Os imigrantes ocupam principalmente áreas como: assistência familiar, agricultura, construção, serviços e saúde (enfermeiros).
* Cresce a contribuição na formação de pequenas empresas (213.267).
* Os imigrantes são presentes mais no Norte (61.6%), depois Centro (25.3%) e no Sul (13.1%). As cidades com o maior numero de imigrantes é Roma com 270 mil e Milano com 200 mil. No comune de Porto Recanati 20% dos residentes sao imigrantes, 35% a Airole.
* Os menores são quase 1 milhão (932.675). Destes 572.720 nasceram na Itália, vivem aqui, falam muitoooo bem italiano (ate dialeto) mas são "estrangeiros" (segundo a lei italiana, que vem sendo questionado pela maioria do setor social). 673.592 são matriculados no Sistema educacional italiano (7.5% dos alunos).
* Das crianças nascidas em 2009, 13% são de pais estrangeiros (77.148). Se calcularmos as crianças com mãe estrangeira e pai italiano a porcentagem vai para 16,5%.
* A média é de 70 casamentos por dia entre italianos e estrangeiros.
* Origem dos imigrantes:
- Europa: 53.6%
- África 22%
- Ásia 16.2 %
- América 8.1%
- Oceania 0.1%
* O Brasil é presente com 44 mil residentes. Contro os mais de 800 mil romenos (primeiro lugar por nação).
Veja mais no site "Dossier immigrazione"
8 commenti:
Legal esse post e muito interessante as informaçoes. Queria saber se posso copiar e publicar no meu blog, logicamente, com os creditos para vc. Bjs
Depois que esse dossiê foi publicado ouvi muita gente falando. Sempre o mesmo discurso: "os imigrantes roubam o nosso emprego...", "eles fazem o que nós não gostamos de fazer", etc. Acho que, apesar de toda a mudança nos últimos anos, os nacionalistas extremistas vão acabar voltando a roda da história, é a minha impressão. Acredito que a Europa se tornará cada vez mais intolerante e que a emigração será rigorosamente controlada e reduzida. Espero estar errado, mas sinto ventos nesta direção. :/
oie!!
Nossa amei seu Blog!
Eu tenho uma vontade enorme de conhecer a itália!!!
Bjsss
http://fazparte-ni.blogspot.com/
Oba!!! Blog da Italia....
vou te acompanhar de looonge
www.inaier.blogspot.com
Esqueci de seguir ^^
agora sim!
Ser imigrante na Europa está a cada dia mais dificil viu!
E falo por mim que nunca fiquei ilegal, mas peno até hoje esperando minha permanencia sendo casada com europeu, vivendo dignamente sem ajuda alguma do governo e só aguardando autorizacao para trabalhar.
Obrigado pela visita Gioconda, é sempre um prazer recebe-la.
Beijocas e um ótimo fim de semana.
Aninha.
Gi, tudo bem?
Que delícia a tua visita hoje na saia;)
Aqui os alemaes dizem que os estrangeiros roubam o emprego deles. Mas acontece que nenhum alemao quer fazer o servico baixo escalao, enetende? Somente os estrangeiros e eles vao chegando cada vez mais com a uniao européia. É o preco que se paga.
Bom fim de semana
Um grde beijo
Muito interessante este estudo. Ai na Italia, os filhos das italianas casadas com estrangeiros tem direito a cidadania?
Aqui na Holanda os estrangeiros na lista negra sao os turcos e os marroquinos. Seguidos dos antilianos (que sao holandeses!)
Beijocas
Posta un commento