16/11/10

Máfia

Muitos pensam que a "Máfia" seja passado, coisa de filme. Muitos amigos brincam dizendo que, sendo de origem siciliana, são "mafiosos", etc... Bom, vou ser muito sincera, logo que cheguei aqui não pensava que a questão da "máfia" fosse tão forte. Depois de um tempo, lendo e ouvindo historias absurdas, vi que o assunto é realmente sério. Entendi porque a famosa "Autostrada Salerno - Reggio Calabria" não termina mais, um pouco do problema do lixo (Napoli e Palermo, por exemplo), o famoso "pizzo", o problema dos "escravos" imigrantes na agricultura na Calábria, a questão da droga, etc... 
Infelizmente a "máfia", melhor, as organizações criminais, estão em todas as áreas: no lixo, nas drogas, construções publicas, no comércio, envolvidos com a prostituição, imigração, etc... Muitos jovens deixam a escola para entrar neste "mundo" de drogas e crime. Não da para ignorar esta realidade, para viver aqui (na Itália) é preciso conhecer um pouco deste lado "nero", da "Bella Italia". 
As mais importantes organizações criminais são: Cosa Nostra, Camorra, 'Ndrangheta

*'Ndrangheta (Máfia calabrese) é considerada a mais perigosa organização criminal italiana, e é presente em outros países. Domina o comércio e agricultura, e gira mais de 40 bilhões de Euros por ano. Um dado interessante: a maioria da Cocaína que gira na europa é da 'Ndrangheta. Os principais interesses? Construções, controle no setor imobiliário, imigração clandestina, reciclagem de dinheiro, tráfico, prostituição...
Algumas dicas:
Fratelli di sangue -  sobre a 'Ndrangheta escrito pelo procurador da república de Reggio Calabria NicolaGratteri e o escritor e jornalista Antonio Nicaso.
La Santa. Viaggio nella 'Ndrangheta sconosciuta - é um documentário de 2007, Ruben H. Oliva e EnricoFierro.
Uomini d'onore é um filme-documentário sobre a 'Ndrangheta Calabria, realizado entre 2005 e 2009 nas cidades de San Luca D'Aspromonte, Paola, Cetraro, Duisburg e Amburgo.


*Cosa nostra: (máfia siciliana) A máfia siciliana também é internacional presente principalmente nos EUA. Constituída de grupos chamados "famiglie", organizados com uma hierarquia muito rígida. Os principais "interesses" são: Tráfico, reciclagem de dinheiro, construções publicas, prostituição...
Algumas dicas:
- Saverio Lodato, Trent'anni di mafia. Storia di una guerra infinita, Milano, Rizzoli (BUR Saggi), 2006
- Nicola Andrucci, Cosa Nostra, attacco allo Stato, Montedit, 2006.
Giovanni Falcone: filme de 1993 de Giuseppe Ferrara.



*Camorra (máfia napoletana, Campania). Atualmente é organizada em mais de 236 "famiglie", em toda aCampania. A Camorra mantém contato com a máfia chinesa e nigeriana. Áreas de interesse: reciclagem de dinheiro, prostituição. Algumas dicas:
- Di Meo, Simone. L'impero della camorra. Vita violenta del boss Paolo Di Lauro. Roma, Itália: NewtonCompton Editori. 2008 
- Serao Ernesto. La camorra. Napoli, Itália: Imagaenaria, 2009, 160 p 
- Gomorra, 2008, de Matteo Garrone; do livro Gomorra di Roberto Saviano.
- Il camorrista, 1986, de Giuseppe Tornatore. 


*Uma curiosidade
Lenda Osso, Mastrosso e Carcagnosso
sobre a "origem" da camorra, 'ndrangheta e cosa nostra (em italiano).
"Si racconta infatti che nel Seicento su una nave partita dalla Spagna si erano imbarcati tre cavaliericostretti a fuggire per questioni di onore. Sbarcarono nell'isola di Favignana. Si chiamavano Osso,Mastrosso e Carcagnosso. Il primo, votandosi a San Giorgio, decise di restare in Sicilia e fondò la mafia,Mastrosso, devoto alla Madonna, scelse la Campania e diede vita alla Camorra, mentre Carcagnosso, con lepreghiere a San Michele Arcangelo, decise di trasferirsi in Calabria dove diede vita alla 'ndrangheta. "  (do Site: http://www.stopndrangheta.it)


Alguns sites:

3 commenti:

Brenda Tavares ha detto...

Excelente post Gi!
Tb quando cheguei aqui pensei que essa era uma coisa do passado mas tenho visto bem de perto que nao é a realidade.
A mafia esta sim presente no cotidiano do povo , principalmente nessas regioes que vc citou.
As vezes vejo coisas absurdas aqui em Caserta, e tudo isso faz parte do controle que a mafia tem sobre as pessoas, politica e coisas.
Que tristeza!

Anonimo ha detto...

Pois é Gi!

A Máfia não te deixa sentir falta do Brasil, né?

Tudo à ver com as chamadas "Milícias", tão bem retratadas em "Tropa de Elite 2", com o domínio do tráfico nas maiores cidades do pais, com a corrupção entranhada nas veias e coração do poder, com o trabalho escravo ainda presente em regiões remotas do país.

Enfim... A Itália também é aqui!

Baci

Rodrigo ha detto...

Olá, Gi!

Infelizmente não é "coisa do passado" a existência da máfia italiana. É bonita como enredo de filme, como "O poderoso Chefão", que eu adorei! Mas mesmo nesses filmes, era nítido o incomodo gerado quando a palavra "máfia" era mencionada!

Pena que estas referências não tem tradução, e o (???) "meu italiano" (baseado das novelas das 20h) seja tão fraco.

Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...